segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rota Cicloturística Márcia Prado

Criada em homenagem à ciclista que faleceu em um "acidente" de trânsito na av. Paulista em janeiro deste ano (2009), a rota cicloturística Márcia Prado tem por objetivo oferecer um caminho alternativo aos ciclistas que desejam ir à baixada santista, evitando as grandes e movimentadas avenidas e estradas que dão acesso a esta parte do litoral paulista.

A rota tem início na estação Grajaú da CPTM e é sinalizada por pequenas placas, bem visíveis aos ciclistas, que indicam o caminho até a rodovia dos Imigrantes. A parte inicial da rota passa pela pitoresca Ilha do Bororé e adentra as estradas de terra do extremo sul do município de São Paulo e também de São Bernardo do Campo.

A descida para a baixada santista é feita pela espetacular Estrada da Manutenção, estrada esta que rasga o costado da Serra do Mar e é utilizada pela concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes como rota de fuga e também, como o próprio nome diz, para manutenção das vias.

Apesar das adversidades, o passeio passeio "inaugural", ocorrido no dia 19/12/2009, foi marcado pela grande presença de ciclistas (quase 1000) de diversas partes do Estado, que se mantiveram animados mesmo debaixo da garoa fina que insistia em cair até a chegada à Serra do Mar.

Esperamos que o pessoal do CicloBR tenha sido bem sucedido na tentativa de mobilizar e sensibilizar as autoridades a fim de oficilizar esta mais nova rota cicloturística do Brasil.

Para acompanhar como foi o passeio, clique aqui e vejas as fotos.

Um comentário: